Ademilde Fonseca - MPB

A Rainha do Choro, Ademilde Fonseca, no Música Potiguar Brasileira especial de 10 anos da Universitária FM



O programa Música Potiguar Brasileira deste sábado, dia 19 de março, homenageará, juntamente com os 10 anos da rádio Universitária FM, a cantora potiguar Ademilde Fonseca, que no dia 04 desse mês comemorou 9 décadas de vida.

Ademilde Fonseca nasceu na localidade de Pirituba, no município de Macaíba e aos 4 anos mudou-se com a família para Natal, onde morou até o início da década de 1940. Ela gostava de cantar desde pequena e, na adolescência, começou a se interessar pelas serestas e travou conhecimento com músicos locais. Pouco mais tarde se casou-se com um desses seresteiros, Naldimar Gedeão Delfino, com quem mudou-se para o Rio de Janeiro em 1941.

Ademilde entrou para a história da música popular brasileira como a cantora que deu voz ao choro, porque antes dela o gênero era exclusivo dos instrumentistas. Com isso, ganhou o título de “Rainha do Choro” do instrumentista Benedito Lacerda.

Seu primeiro disco foi lançado em 1942, pela Columbia, num 78 rpm que trazia o choro “Tico-Tico no Fubá” e o samba “Voltei pro morro”, de Benedito Lacerda e Darci de Oliveira. No mesmo ano, gravou os sambas “Racionamento” e “Altiva América”. E no ano seguinte, gravou os choros “Apanhei-te, cavaquinho” e “Urubu malandro”.

Entre 1942 e 2001, Ademilde Fonseca gravou 43 rpms, 6 LP e 8 CDs. E entre seus maiores sucessos, estão os choros “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo e Pereira da Costa e “Sonoroso”, de K-Ximbinho e Del Loro. Apesar de se consagrar como Rainha do Chorinho, Ademilde também canta baião, samba, marchinha e toada.

Em quase 70 anos de carreira, Ademilde encantou nas Emissoras Associadas, na Rádio Nacional, passou pela TV e brilhou no cinema. Ela participou dos filmes “O batedor de carteiras” e “ O viúvo alegre”, realizados em 1958 e 1961, respectivamente.

Para conhecer um pouco mais da extensa carreira desta brilhante potiguar, não perca o Música Potiguar Brasileira deste sábado, dia 19, às 17h, com reprise no domingo, dia 20, ao meio dia.

SERVIÇO:
O QUÊ: Programa Música Potiguar Brasileira
ONDE: Universitária FM | 88,9 MHz
QUANDO: Sábado (19/03) às 17h e Domingo (20/03) às 12h.
OUÇA PELA WEB: Clique Aqui

Clique no Banner para saber mais sobre os 10 Anos 

This entry was posted on 17 de mar de 2011. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply