Vozes do Brasil com Renato Russo: 16 anos de saudades

O mês de março foi bem agitado no Vozes do Brasil. Começou com o rock rural de Sá, Rodrix e Guarabyra, passou pelos ritmos regionais de Rita Ribeiro, a MPB de João Bosco e a bossa de Bebel Gilberto. Mas março foi também mês de aniversário do eterno ídolo do rock brazuca: Renato Russo. Então, nada mais justo que encerrar o mês com muito rock em homenagem a ele. O programa vai ao ar sábado e domingo, às 19h, na Universitária FM.



Renato Russo começou a carreira em 1978, inspirado pela banda inglesa Sex Pistols. Daí veio a idéia de formar o grupo Aborto Elétrico, que no vai e vem de integrantes, contou com participações de Fê e Flavio Lemos (depois do Capital Inicial), Ico Ouro Preto e André Pretorius. Em 82, Renato abandonou o Aborto Elétrico e passou a fazer trabalhos solos. Neste período ficou conhecido como "O Trovador Solitário".


Quando a lendária "cena de Brasília" já era uma força underground reconhecida, Renato Russo formou a banda Legião Urbana com Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Paulista. Um ano depois, Paraná e Paulista deixavam a banda e entrava Dado Villa-Lobos e Renato Rocha.


Com seus refrões poderosos e letras que falavam de inseguranças emocionais e do niilismo da geração crescida durante o regime militar, o grupo Legião Urbana bateu fundo nos anseios dos jovens brasileiros. A receita foi aperfeiçoada no álbum seguinte, “Dois”, melhor tocado, melhor gravado e mais elaborado. Sucessos como "Eduardo e Mônica" e "Quase Sem Querer" falavam uma língua que qualquer jovem urbano brasileiro dos anos 80 podia entender e se identificar.

SERVIÇO:


QUÊ: Vozes do Brasil
ONDE: Universitária FM | 88,9 MHz
QUANDO: Sábado (31/03) e Domingo (01/04) às 19h
CONTATO: contato@fmu.ufrn.br
TWITTER: @fmuniversitaria
FACEBOOK: /fmuniversitaria

This entry was posted on 29 de mar de 2012 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply