O último adeus da Universitária FM a Ademilde Fonseca

O programa Música Potiguar Brasileira deste sábado, 31, homenageia a cantora potiguar Ademilde Fonseca, que nos deixou na última terça-feira. A homenagem é uma reprise do especial de 10 anos do programa, que foi ao ar em 2011. O programa vai ao ar no sábado, às 17h, com reprise no domingo, ao meio-dia.
 

Ademilde Fonseca nasceu na localidade de Pirituba, no município de Macaíba e aos 4 anos mudou-se com a família para Natal, onde morou até o início da década de 1940. Ela gostava de cantar desde pequena e, na adolescência, começou a se interessar pelas serestas e travou conhecimento com músicos locais. Pouco mais tarde se casou-se com um desses seresteiros, Naldimar Gedeão Delfino, com quem mudou-se para o Rio de Janeiro em 1941.
 

A cantora entrou para a história da música popular brasileira como a cantora que deu voz ao choro, porque antes dela o gênero era exclusivo dos instrumentistas. Com isso, ganhou o título de “Rainha do Choro” do instrumentista Benedito Lacerda.
 

Seu primeiro disco foi lançado em 1942, pela Columbia, num 78 rpm que trazia o choro “Tico-Tico no Fubá” e o samba “Voltei pro morro”, de Benedito Lacerda e Darci de Oliveira. No mesmo ano, gravou os sambas “Racionamento” e “Altiva América”. E no ano seguinte, gravou os choros “Apanhei-te, cavaquinho” e “Urubu malandro”.
 

Entre 1942 e 2001, Ademilde Fonseca gravou 43 rpms, 6 LP e 8 CDs. E entre seus maiores sucessos, estão os choros “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo e Pereira da Costa e “Sonoroso”, de K-Ximbinho e Del Loro. Apesar de se consagrar como Rainha do Chorinho, Ademilde também canta baião, samba, marchinha e toada.
 

Em quase 70 anos de carreira, Ademilde encantou nas Emissoras Associadas, na Rádio Nacional, passou pela TV e brilhou no cinema. Ela participou dos filmes “O batedor de carteiras” e “ O viúvo alegre”, realizados em 1958 e 1961, respectivamente.

O QUÊ: Programa Música Potiguar Brasileira
ONDE: Universitária FM | 88,9 MHz
QUANDO: Sábado (31/03) às 17h, e Domingo (01/04) às 12h.
CONTATO: contato@fmu.ufrn.br
TWITTER: @fmuniversitaria
FACEBOOK: /fmununiversitaria

This entry was posted on 29 de mar de 2012 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply