Ads Top

Juca Kfouri dará palestra na UFRN

Jornalista que é referência na cobertura esportiva vem a Natal para falar sobre o tema "Jornalismo, esporte e democracia"

Jornalismo esportivo pode ir além da cobertura rasa, voltada apenas para o entretenimento? Para o jornalista Juca Kfouri, não só pode como deve. Com quatro décadas de experiência, o blogueiro, colunista da Folha de São Paulo e comentarista da ESPN virá a Natal no dia 5 de abril para falar sobre o assunto na palestra intitulada "Jornalismo, Esporte e Democracia".

O evento, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através do Departamento de Comunicação Social (Decom), é uma oportunidade para estudantes, profissionais da área e fãs do futebol conhecerem mais de perto um universo que envolve, além do esporte, interesses políticos e financeiros. E tudo sob a visão de alguém que é referência quando o assunto é jornalismo esportivo.

O que Juca diz e publica na internet, na TV e no jornal já ensejou tantos processos contra o jornalista que ele nem se dá mais ao trabalho de contar quantas vezes foi acionado na Justiça - seguramente, mais de 100. Polêmico, sabe que quem noticia informa em benefício do coletivo, mas quase nunca sem incomodar ou ir de encontro a interesses difusos.

Segundo o chefe do Decom, professor Adriano Cruz, a vinda de Juca à UFRN complementa uma série de ações que fazem parte do processo de reestruturação do departamento. "Esse evento é de suma importância para discutir temas essenciais da comunicação hoje. Queremos reaproximar a academia e os profissionais do mercado para que haja uma troca de conhecimentos", afirma.

Sobre Juca Kfouri

Apesar da formação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), foi como jornalista que José Carlos do Amaral Kfouri ganhou notoriedade. Militante político nos tempos de ditadura, Juca virou referência no jornalismo investigativo, por meio do qual mostrou o lado obscuro do esporte, habitado por falcatruas e dirigentes corruptos.

O ingresso no jornalismo começou com o convite para trabalhar no Departamento de Documentação (Dedoc) da Editora Abril, em 1970. Quatro anos depois ele já era chefe de reportagem da revista Placar, passando por diversos veículos de comunicação ao longo da carreira. Sua história é contada por Carlos Alencar na biografia “Juca Kfouri: O Militante da Notícia”, lançada em 2006.

Em veículos impressos, foi diretor das revistas Placar e Playboy, além de colunista dos jornais O Globo, Diário Lance e Folha de São Paulo. Passou pela Rádio América e Americansat, antes da CBN, onde apresentou o CBN Esporte Clube por dez anos. Na televisão, após curta passagem pela extinta TV Tupi, seguiu carreira no SBT, TV Record, TV Globo, Rede Cultura, RedeTV, rede CNT e canais ESPN.

Atualmente participa de programas na ESPN Brasil e ESPN Internacional, assina uma coluna na Folha de São Paulo, é comentarista esportivo na CBN e tem um blog no site da UOL. Juca tem cinco livros publicados: A Emoção Corinthians (1982), Corinthians, Paixão e Glória (1996, com relançamento em 2002), Meninos, Eu Vi… (2003), O Passe e o Gol (2005) e Por que não desisto - Futebol, Poder e Política (2009).

Credenciamento - Profissionais da imprensa que desejem cobrir o evento devem providenciar o credenciamento prévio pelo e-mail kfouriufrn@gmail.com, informando nome e veículo, entre os dias 28 de março e 4 de abril.

SERVIÇO:
O quê? Palestra com Juca Kfouri - "Jornalismo, Esporte e Democracia"
Quando? Dia 5 de abril, às 19h
Onde? Auditório da Reitoria (UFRN)


Fonte: Rayanne Azevedo - revistacatorze.com.br

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.