Ads Top

João Bosco no Vozes do Brasil

O Vozes do Brasil desse final de semana relembrará os maiores sucessos da carreira de um dos principais nomes da nossa MPB: João Bosco. O programa vai ao ar nesse sábado e domingo, sempre às 19h.
 

João Bosco começou a tocar violão aos 12 anos, incentivado pela família cheia de músicos, em Minas Gerais. Alguns anos mais tarde foi fazer faculdade de engenharia em Ouro Preto, e, sem abandonar os estudos, dedicou-se à música, atraído principalmente pelo jazz, bossa nova e tropicalismo.

Um de seus primeiros parceiros foi Vinicius de Moraes, que o encorajou a ir para o Rio de Janeiro. Algumas das músicas mais conhecidas da dupla são "Rosa dos Ventos", "Samba do Pouso" e "O Mergulhador". Em 1971 João Bosco conheceu o letrista Aldir Blanc, com quem fez uma série de parcerias ("Bala com Bala", "De Frente pro Crime", "Kid Cavaquinho", "Caça à Raposa", "Falso Brilhante", "O Rancho da Goiabada").
 

João Bosco lançou, na década de 70, discos solos que o destacam como violonista virtuose, elogiado por ases como o inglês John McLaughin, e compositor. Nos anos 80 e 90, depois de encerrar sua parceria com Aldir Blanc, passou a atuar mais como cantor, e encontrou outros parceiros como Capinam, Waly Salomão e Antônio Cícero, além do filho poeta, Francisco Bosco, com quem compôs as faixas do disco "As Mil e Uma Aldeias".
 

Em 2009, João Bosco voltou ao estúdio e lançou seu primeiro disco de inéditas em seis anos. "Não vou para o céu, mas já não vivo no chão" que, entre outras novidades, traz composições feitas com o parceiro Aldir Blanc e apenas uma faixa não leva a assinatura de João Bosco: o samba "Ingenuidade", de Serafim Adriano. Desde 2010 João Bosco está em turnê de divulgação desse último trabalho.
 

SERVIÇO:

O QUÊ: Vozes do Brasil
ONDE: Universitária FM
88,9 MHz
QUANDO: Sábado (17/03) e Domingo (18/03) às 19h
CONTATO: contato@fmu.ufrn.br
TWITTER: @fmuniversitaria
FACEBOOK: facebook.com/fmuniversitaria

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.